Vaticano e Vietnã destacam avanços na normalização diplomática.
Sem luta não há vitória

Vaticano e Vietnã destacam avanços na normalização diplomática.

230

O VIII encontro do Grupo de Trabalho entre o Vietnã e a Santa Sé, realizado no Vaticano, finalizou no dia 22 de agosto com saldo positivo, segundo comunicado conjunto divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O encontro, que incluiu uma audiência com o Papa Francisco e uma reunião com o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, ocorreu “em uma atmosfera cordial, de boa vontade e respeito mútuo”, conforme destacado no comunicado.

A delegação vietnamita foi presidida pelo vice-ministro das Relações Exteriores, To Anh Dung, e a vaticana pelo Subsecretário para as Relações com os Estados, Dom Antoine Camilleri.

As duas partes “tiveram a oportunidade de aprofundar a troca de pontos de vista sobre as relações entre o Vietnã e a Santa Sé, incluindo questões relativas à Igreja Católica no Vietnã”. Destacou-se também “o desenvolvimento positivo das relações bilaterais durante os últimos anos, especialmente devido aos frequentes contatos entre as duas partes após o VII Encontro do Grupo de Trabalho Conjunto entre o Vietnã e a Santa Sé, realizado em Hanói em dezembro 2018”.

Também foi elogiado “o desenvolvimento das consultas entre o grupo de trabalho interdisciplinar do Vietnã com o Arcebispo Marek Zalewski, Representante Pontifício não residente”.

A parte vietnamita disse que o Estado do Vietnã “tem melhorado constantemente a implementação de uma política consistente em favor do respeito e da garantia da liberdade de crença e de religião, criando assim um ambiente favorável às atividades e ao desenvolvimento da comunidade católica no Vietnã”.

A Santa Sé expressou seu apreço “pela assistência dada pelo Estado à Igreja Católica e reiterou o desejo dos fiéis católicos de viverem a própria vocação como bons católicos e bons cidadãos, a fim de contribuir eficazmente para o desenvolvimento e o bem-estar do Vietnã, com fidelidade ao ensinamento da Igreja e com o devido respeito pelas leis do país”.

Ambas as delegações trataram de questões relacionadas à situação eclesial no Vietnã. “Chegou-se a um acordo sobre as modalidades a serem adotadas para promover ulteriormente as relações entre o Vietnã e a Santa Sé em um futuro próximo e, em particular, sobre os princípios fundamentais subjacentes à regulamentação do estatuto do Representante Pontifício e do escritório do próprio Representante Pontifício residente no Vietnã, em vista do estabelecimento, o mais breve possível, deste mesmo Escritório”.

As duas partes também afirmaram “seu compromisso em continuar o diálogo com base na confiança e no respeito pelos princípios reciprocamente acordados, que guiam as relações bilaterais. Também foi enfatizada a importância de promover ulteriores contatos, incluindo os de alto nível, entre as duas partes”.

fonte: https://www.acidigital.com/noticias/vaticano-e-vietna-destacam-avancos-na-normalizacao-diplomatica-43487

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais