Papa Francisco: “Se não há o Espírito Santo, não há Sínodo”.
Sem luta não há vitória

Papa Francisco: “Se não há o Espírito Santo, não há Sínodo”.

664

Faltando um mês para a abertura do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, o Papa Francisco enfatizou que a sinodalidade não consiste em realizar uma pesquisa ou fazer política, como pode ser feito em um parlamento.

Segundo o Santo Padre explicou nesta segunda-feira, 2 de setembro, na audiência que concedeu, no Vaticano, aos Bispos que estão celebrando em Roma o Sínodo da Igreja Greco-Católica da Ucrânia, se o Espírito Santo não está presente nos trabalhos sinodais, então não há sínodo.

Em seu discurso, o Pontífice assegurou que existe um perigo: “Crer hoje que fazer caminho sinodal ou ter uma atitude de sinodalidade signifique uma pesquisa de opinião”.

“Não, o sínodo não é um Parlamento! As coisas devem ser ditas, discutidas como se faz normalmente, mas não é um Parlamento. Um Sínodo não é fazer acordos como na política: eu dou isso e você me dá aquilo. Não. Um Sínodo não é fazer uma pesquisa sociológica, como alguns acreditam: ‘Vamos ver, peçamos a um grupo de leigos para fazer uma pesquisa, se devemos mudar isso, isso, isso…’”.

O Papa Francisco insistiu: “Se não há o Espírito Santo, não há Sínodo. Se o Espírito Santo não está presente, não há sinodalidade”. Também não há sinodalidade “se não há a Igreja, a identidade da Igreja. E qual é a identidade da igreja? São Paulo VI disse claramente: a vocação da Igreja é evangelizar, ou seja, a sua identidade é evangelizar”.

Por isso, recomendou aos Bispos Greco-Católicos da Ucrânia que celebrem seu Sínodo “com este espírito, com o Espírito Santo. Rezem ao Espírito. Discutam entre vocês tudo o que quiserem… Pensem em Éfeso, como discutiram! Mas eram corajosos… E, no final, esteve o Espírito para lhes dizer: ‘Maria, Mãe de Deus’. Precisamente, esse é o caminho. É o espírito. Porque nós não queremos uma igreja congregacionista, mas sim uma Igreja sinodal. Avancem por esse caminho”.

fonte:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais