A terra do povo mais feliz do Brasil!

Conheça a maior catedral gótica do mundo .

159

Dizem que as autoridades envolvidas concordaram em construir “uma igreja tão grande que vão achar que somos loucos”

Talvez seja pouco conhecido que os restos mortais de Cristóvão Colombo, junto com os dos reis Fernando III “O Santo” e Afonso X “O Sábio”, estejam em Santa Maria de la Sede, a catedral que detém o título de maior edifício gótico do mundo.

Esta igreja é tão incrivelmente grande que faz parecerem modestas até mesmo as outras grandes catedrais góticas da Europa.

Talvez o fato de os restos mortais de grandes personagens históricos estarem aqui justifique a construção de uma igreja com dimensões tão colossais.

Afinal, estamos falando de Cristóvão Colombo, o grande explorador que, no mesmo ano em que Isabel “A Católica” reconquistou a Península Ibérica do Califado de Córdoba, expandiu os territórios da Coroa Espanhola para muito além de qualquer fronteira que alguém pudesse sonhar. Então, sim, faria sentido que a famosa Giralda, a torre do sino da catedral, tenha 104 metros de altura.

Mas, para surpresa de todos, as razões pelas quais a Catedral de Sevilha é tão grande são muito diferentes. A construção da catedral começou em 1402 (embora alguns digam 1434), então o tamanho da igreja não tem nada a ver com uma homenagem a Colombo. Tem mais a ver com a reconquista da cidade, ocorrida em 1248.

Quando a cidade foi tomada de volta do Califado, a maior mesquita da cidade foi consagrada como igreja católica e foi assim declarada uma catedral arquidiocesana, mas depois de pouco mais de cem anos de uso, a mesquita foi demolida.

Alguns historiadores afirmam que o prédio já estava em estado lastimável, enquanto a tradição oral local diz que a intenção das autoridades eclesiásticas envolvidas na construção era fazer “uma igreja tão grande que vão achar que somos loucos”. Isso se lê nas crônicas do dia em que a construção começou, onde se afirma que o novo edifício teria que ser tão bom que nenhum outro poderia igualar-se a ele. Provavelmente era não apenas um símbolo, mas uma declaração sonora da Reconquista.

No vídeo abaixo, compartilhado pelo usuário Tabia40 no YouTube, a maravilhosa mistura de arquitetura moura, gótica, renascentista, barroca e acadêmica (a igreja passou por muitas renovações ao longo dos anos) de Santa Maria de La Sede pode ser vista em todo o seu esplendor.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.